sábado, 7 de novembro de 2009

Textos de Doris Azevedo

Vivendo o Hoje
Uma das coisas que aprendemos com a maturidade é que não vale a pena planejar a longo prazo. Aliás conforme os percalços da vida vão nos derrubando vamos encurtando o prazo de planejamento até que resulte em parcas 24 horas. E olhe lá.
Paremos para pensar: quantas vezes deixamos de fazer algo que nos daria prazer ou a nossa família em prol de um suposto projeto a ser realizado dali a alguns anos? E aí, algo absolutamente inusitado interrompe nosso sonho. Derruba sem dó nem piedade nosso precioso castelo.
Ah, mas então onde ficam os sonhos? No lugar deles. Com a dimensão deles. Sem o poder de impedir-nos de viver o hoje. Vou explicar: muitas vezes apegados ao futuro, esquecemos de viver o dia-a-dia. Inconscientemente ou propositalmente, viramos mártires. Sofremos e abnegamos os simples prazeres do cotidiano, justificando a atitude com utopias ou mesmo projetos reais,que se concretizarão dali a algum tempo. Quanto tempo? Eis a questão! A cada dia que se abdica do prazer simples de relaxar, estar com a familia ou com amigosw, estamos protelando, adiando a hora de viver.
Aí entram as velhas pregações dos que serão felizes quando... Quando o que? Formar-se na faculdade? Conseguir o emprego perfeito? Encontrar seu par ideal? Tiver filhos?Aposentar-se?
E quaqndo algum destes sonhos não se concretizar? E se houver uma mudança inesperada? Quem vai suportar o amargo fel que invadirá sua boca? Quem vai te indenizar pelas risadas que deixaste de dar preocupado com o amanhã?
O verdadeiro segredo é vivermos um dia de cada vez, e com os prazeres de hoje alicereçar energia e disposição para o novo dia.E em nosso epitáfio não precisarão escrever "devia ter feito isso, devia ter feito aquilo..." Fez tudo o que quis e que foi possível fazer.
E principalmente: escolheu ser feliz.

(matéria de Doris Azevedo Publicada na Revista Gramado)


3 comentários:

  1. Lá no blog você disse que queria ser a primeira da trilha sonora e eu aqui, seu primeiro seguidor!
    Quanto ao seu artigo, eu também não acredito em planejamento 'para depois'. Mas os sonhos, neles acredito sim. É preciso sonhar de forma intensa para que os sonhos guiem nossos pés e nossas mãos no único tempo que temos: o agora!
    Grande abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuu Fui ler seu comentário um ano depois. E continuas o primeiro e único seguidor. rsss Havia esquecido deste blog, acreditas? Estou concentrada no Crônicas de Uma Vida no Facebook e nos grupos e páginas da rede, que me passei. Sorry. Uma ótima semana, um ótimo ano Feliz Vida amigo. Beijos

      Excluir
  2. Gosto da forma que escreve suas crônicas. Me vejo em muitas delas e compartilho no face, vivemos um tempo onde as pessoas empurram com a barriga o presente e apostam tudo no futuro. Mas hoje é o futuro de ontem! Infelizmente quando se derem conta disso, será tarde pra viverem tudo o que planejaram...
    Continue a escrever com esse toque de simplicidade e alegria, bjs.

    ResponderExcluir